Quem Somos:

O Laboratório de Instrumentação Eletrônica e Técnicas Analíticas – LIETA do Instituto de Física Armando Dias Tavares – IFADT da UERJ é um laboratório multiusuário, enquadrado como Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) e cadastrado no Departamento de Inovação da UERJ. Atualmente, o laboratório ocupa uma área de 250 m2 no 6º andar (Ala B) do Complexo Fonseca Teles (Unidade Externa da UERJ em São Cristóvão, Rio de Janeiro).
O LIETA possui equipamentos comerciais de grande porte como:
Além dos equipamentos comerciais, o LIETA possui dois sistemas portáteis desenvolvidos no próprio laboratório como resultados dos trabalhos de monografias, iniciações científicas, dissertações, teses e colaborações:
Os nomes escolhidos em Tupi-Guarani objetivam a valorizar o trabalho nacional em CT&I e criar uma identidade para os equipamentos totalmente construídos do LIETA da UERJ.
Uma importante característica do LIETA é a sua finalidade multiusuário que aborda as aplicações de técnicas analíticas muito utilizadas em CT&I com radiação ionizante (fluorescência de raios X, difração de Raios X, técnicas de espalhamento de radiação e microtomografia computadorizada) e espectroscopia Raman. Portanto, o LIETA atende à demanda de várias áreas de pesquisa da UERJ e de instituições externas como: Física, Geologia, Biomedicina, Química, Oceanografia, Odontologia, Arqueometria, Geologia, Meio ambiente, Ciências Forenses e Ciências dos Materiais em todo o âmbito acadêmico (graduação, pós-graduação e extensão).

O LIETA é ligado ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UERJ).