Araucária-X:
O sistema experimental de macroXRF Araucária-X representa uma forma relativamente especializada de análise por Fluorescência de Raios X, que tem se tornando cada vez mais adotada em aplicações nas áreas de Patrimônio Cultural e Arqueometria devido a sua capacidade analítica não destrutível e sua portabilidade. O sistema é denominado macroXRF devido a possibilidade de investigar grandes áreas automaticamente (quadros, paredes e objetos de grandes dimensões).
O sistema possui um tubo de raios X de baixa potência que pode ser intercambiável (alvos de Au ou Ag, 40 kV, 200 μA), um detector do tipo SDD com processador de pulso digital PX5, estágios de movimentação nos eixos cartesianos X, Y e Z e uma central de controle gerenciada por um microcomputador Raspberry Pi. Este microcomputador é utilizado para gerenciar e integrar todos os módulos, como também, automatizar a coleta e análise de dados. O sistema pode escanear regiões com dimensões máximas de 85 cm por 80 cm.
O sistema Araucária-X possui uma interface de usuário gráfica por meio de um website e o seu controle permite que o usuário realize medidas de MAXRF por qualquer dispositivo com um navegador da web disponível.
Para maiores informações consulte a tese de doutorado de Hamilton S. Gama Filho, “Desenvolvimento de um sistema portátil de macro XRF que utiliza aprendizado de máquina para reconhecimento de padrões de cores em pigmentos usados na área de Arqueometria”, 2020, Programa de Pós-Graduação em Física, UERJ.


